quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O que aprendi nestas "viagens"!

Aprendi a ver, pensar, ouvir e sentir tudo de forma diferente...

...até no meu retiro!


Aprendi...
Que não tenho que tolerar na minha vida mais situações desagradáveis, por muito pequenas que sejam.
Hoje, consigo convictamente dizer que não ao que realmente não me apetece fazer ou ouvir, de certa forma, tornei-me mais intolerante às coisas fúteis e menos boas!


Que Deus faz parte integrante da minha vida, e que sem Ele não seria um ser completo em termos espirituais e emocionais. Partilho com Ele, diariamente, todo os meus agradecimentos e ansiedades naturais e sinto que as respostas surgirão sempre nos momentos certos…com tudo isto desenvolvi uma virtude muito grande, a paciência!

Que todos os momentos da vida são para ser saboreados na sua plenitude quer esteja sozinha ou acompanhada!
Prova disso mesmo, foi ter decidido entre tratamentos (das quimios para a radioterapia), fazer uma viagem à Madeira na passagem-ano, sozinha durante 10 dias.


Ajudou-me a conhecer uma nova realidade do meu ser, como pessoa e como mulher! Vim de lá com muitas “gavetinhas” arrumadas, ideias organizadas e decisões tomadas, ou seja, vim renovada de corpo e alma, e claro, muito orgulhosa de mim mesma!



O melhor de tudo, foi  trazer uma mala cheia de grandes e inesqueciveis amizades, que perdurarão no meu coração! 
E já agora...dos copitos de poncha e de vinho que bebi por lá, em que a título de piada e ficando só entre nós, partilho que, após o meu regresso retomei ao ram-ram das análises, e acreditam que estava sem leucopénia, é verdade! Até sugeri ao oncologista para organizarmos umas excursões de oncológicos à ilha, mais propriamente à "taberna da poncha", em vez de, administrar as infindáveis e horrorosas injecções, eheheh! 

Cura na certa amigas, lol!!!


Aqui está uma prova... vinho e poncha!


Ainda aprendi...
Que afinal uma mulher com cancro de mama, continua a ser “mulher” no seu todo e mais valorizada e admirada por aqueles que nos rodeiam!
Agora já começo a perceber porquê que me tinha que cair o meu longo cabelo, cheio de lindos caracóis... Mudar o meu look, mesmo forçadamente, foi e tem sido gratificante ver e sentir, a minha reacção e a de quem me rodeia.

 Só neste percurso que dura há já mais de 2 anos, pude conhecer e sentir essências de pessoas com atitudes totalmente distintas para comigo. Apesar de, em parte ser doloroso ver algumas se afastarem, por outro lado, é gratificante ter a oportunidade de partilhar e usufruir o amor e amizade de outras pessoas que eu própria não esperava! Com isto quero dizer que, afinal “haverá sempre alguém” especial destinado para me aceitar nesta condição de vida.

Finalizo assim, com uma das minhas grandes aprendizagens...
É tudo uma questão de ver o lado bonito e positivo das coisas…

Volto já...
Sandra Matinhos









11 comentários:

  1. Olá Sandra,

    Vim aqui através do blog da Maguie,
    passei para te deixar um abracinho
    e beijinhos de luz
    Gostei muito do que li...e vou continuar a visitar-te!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Sonia;

    Muito obrigada pelas tuas palavras de amizade!
    Adorei o "abracinho e o bjinho de luz"...que conforto linda!

    Muita força e fé minha querida!

    ResponderEliminar
  3. Olá Sandra
    é incrivel como as coisas mudam na nossa vida eu acho que sou uma pessoa muito melhor depois de ter passado por esta experiência, mudei até a maneira de ver e viver a vida, acho que é com todas nós aprendemos a viver de outra forma, gostei muito da frase em que dizes "afinal uma mulher com cancro de mama continua a ser mulher" eu tambem penso assim.
    è muito bom ler-te

    beijinhos carinhosos
    ..

    ResponderEliminar
  4. Obrigada minha flôr!
    Por tudo...

    De facto, tudo muda nas nossas vidas, e neste caso por incrivel que pareça, mudamos para melhor, pois tornamo-nos uns seres muito especiais, sem dúvida alguma!

    Um bjinho do coração

    ResponderEliminar
  5. Exatamente Sandra, é mesmo uma questão de ver e apreciar o lado bonito e positivo das coisas!
    A tua força "apodera-se" de nós, dos que te seguem e rodeiam, dá-nos energia, percorre-nos o corpo e a mente, quase se consegue sentir na pele. Força Sandra, essa luta e vontade de viver não podem parar!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Olá Sandra!

    Bela frase, "É tudo uma questão de vermos o lado bonito e positivo das coisas"!
    E é bem verdade, se assim fizessemos todos tudo era muito mais fácil!
    Admiro a tua coragem de ir para a Madeira assim, mas é aqui que se vêm as Mulheres com "M" grande, que vão à luta e não ficam à espera que as coisas se resolvam por si!
    Deixa-me que te diga, tinhas um cabelo lindíssimo, mas este teu novo look da-te outra luz, outro ar! Muito linda!!!!
    Quanto ao facto de algumas pessoas se afastarem, foi muito melhor assim, amigos de ocasião é coisa que ninguém precisa, assim ficaste a saber quem eram os teus amigos de verdade e com quem podias contar!
    Já para não falar nas amizades que ganhaste neste blog!!!
    Todos nós crescemos com as vivências menos boas que temos na nossa vida e tornamo-nos seres humanos melhores!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Olá Sandra,

    Tal como tu também sou novata neste mundo dos blogues, mas tem sido uma experiências Fantástica :-)

    Tive conhecimento do eu Blogue através da Maguie :-) MULHER EXTRAORDINÁRIA.

    Ainda não li muito mas o que li deixou-me curiosa :-)
    Vou seguir-te :-)
    Beijos e sê BEM VINDA :-)

    ResponderEliminar
  8. É tudo uma questão de ver o lado bonito e positivo das coisas…

    ResponderEliminar
  9. Sandra
    Muito bom vê-la feliz, bonita e com tanta energia. Passamos por tantas mudanças não é? Mas Deus sempre nos dando força para caminhar... Te desejo muita paz e luz! Bjssss

    ResponderEliminar
  10. Visite já o blog do projecto Diário de Coragem!

    http://diariodecoragem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. A nossa Maguie só nos conduz a pessoas fantásticas. Como tu. Gosto muito das tuas ideias e da forma como as expões.
    Também tenho dois anos de uma longa viagem...
    TeresaP

    ResponderEliminar