sábado, 14 de abril de 2012

Como lidar com as saudades de nós próprias!


Olá a todos os que me seguem…que saudades de andar por aqui!


Estas minhas ausências são formas de auto - protecção que dou por mim a fazê-las inconscientemente… Sei que não devo tais satisfações mas, também sei que todos, de certa forma, me compreendem, afinal, uns de uma maneira outros de outra, todos precisamos de nos “curar e tentar libertar” daquilo que nos fez/faz sofrer! Então cada um usa a armadura que mais se sente seguro, não é assim?!

Mas, cá estou eu com mais uma “estória” recheada de emoções para partilhar convosco. Tenho acompanhado por perto a luta da minha amiga, a Isabel Romão, que é mais uma grande mulher que venceu o cancro da mama e de quem tenho muito orgulho, amizade e respeito!

 

Antes de prosseguir, gostaria de dirigir estas palavras à Isabel:

- Muito obrigada pela tua sempre boa disposição e disponibilidade para este meu trabalho. Adorei fazê-lo contigo, pois és uma mulher muito especial em todos os sentidos, linda por dentro e por fora, e mesmo doentinha vinhas sempre com aquele sorriso maravilhoso e contagiante (que deveria ser o exemplo para qualquer um, que se queixa da vida mas nem sabe do que se queixa) …

Estes nossos momentos foram muito enriquecedores para a minha pessoa e sei que para ti também o foram, principalmente levar-te a olhar ao espelho para matar um pouco as saudades de ti própria e elevar-te a auto-estima!

 

Eu sei muito bem o que isso é, pois até ter o cancro, nunca pensei que termos saudades de nós próprias fosse possivel e tão doloroso! Eu chorava quando via as fotos anteriores à doença e ansiava tanto voltar a ter aquele aspecto. Oh pá…o que eu chorava!!!

Mas, hoje por incrível que pareça, não tenho saudades dessa Sandra, porque (re)nasceu uma nova mulher que, aos meus olhos é muito mais interessante, com muitos mais valores positivos e com diferentes formas de estar na vida.

Mas adiante…

O post de hoje é para mostrar e ensinar às mulheres oncológicas, como é fácil adquirir algumas técnicas para uma auto-valorização no aspecto físico e consequentemente no aspecto psicológico.

Espero que gostem e usufruam das dicas o melhor possível, pois este meu trabalho foi todo a pensar na forma em como ajudar-vos, nem que seja um bocadinho…

Começo por apresentar a Isabel Romão, que lhe foi detectado um cancro de mama. A melhor foto que ela poderia ter escolhido, para a conhecermos tal como ela era, foi sem dúvida alguma a do seu B.I., a forma mais fidedigna.

 

Este meu trabalho foi efectuado em duas sessões: divididas no tempo entre a verificação dos efeitos nefastos que os tratamentos provocam e entre a evolução da recuperação da Isabel, para assim testemunharmos a uma brilhante vitória!

Deliciem-se com os resultados…

1ª Etapa

A Isabel sem qualquer tipo de maquilhagem

Coloque diariamente um creme super hidratante
pois a pele durante as quimioterapias desidratam imenso

Aplique um corrector de olheiras e depois esbata
com a ajuda dos seus dedos indicadores

Aplique a base de cor com as mãos ou esponja não
esquecendo que o deve estender ao pescoço e decote

Faça uma sombra a seu gosto, mas de preferência
luminosa para dar expressividade ao seu olhar

É essencial delinear o olho com lápiss preto para
intensificar o olhar
e assim camuflar a falta de pestanas

Não menos importante, deve delinear as sobrancelhas
com um lápis do tom dos seus pêlos (nunca muito escuro, ok),
pois estes pelinhos também caem e ficam a fazer falta para
dar alma ao olhar

Um pouco de blush, ajuda a dar côr e alegria ao seu rosto

Se ainda houver pestanas, deve aplicar um pouco de rimel
para dar um efeito de preenchimento ao olho

O efeito final que resultou num olhar sonhador e num sorriso
de segurança e elevação de auto-estima

Et voilá...uma Isabel linda e pronta a sair para encarar o mundo
de frente!!!

 

Após o término das quimioterapias, actualmente a Isabel encontra-se razoavelmente bem, o seu aspecto físico está a sofrer as mutações características desta doença… O seu cabelo já está crescido e ela um pouco mais desinchada. Agora, é só mesmo deixar o tempo correr minha querida amiga, paciência, muita mesmo, lol!  


2ªEtapa


A Isabel regressou com o seu cabelo bem crescido, embora ainda continue a sair com a sua prótese de cabelo, pois é como se sente melhor e porque é com esse tom de cabelo que mais se identifica. Para já, é esperar que o seu cabelo cresça para depois lhe dar um corte e cor ao seu gosto e estilo.

Estamos no bom caminho amiga!!!

Foto de perfil para podermos ver como as pestanas
já estão crescidas, embora ainda muito curtas e
sem a forma natural
Mais pormenor...


Inicio do trabalho de extensão de pestanas


O trabalho foi concretizado por uma técnica
credenciada com toda a minucia e profissionalismo.
Foram utilizadas pestanas de tamanho  muito
reduzido e de pequena espessura para que as
pestanas originais suportem o peso das
artificiais

Foto de perfil após o término da
extensão das pestanas
Procedimento da maquilhagem de rosto
seguindo todos os passos descritos nas fotos da etapa 1
Aplicação da base de cor

Maquilhagem dos olhos com o tom
de sombras à sua escolha
Delinear os olhos com lápis preto,
com um risco muito fino e com uma terminação
(no canto externo do olho)
ligeiramente ascendente

Nesta foto, verifica-se que foi feito um risco preto
(na parte inferior interna do olho) e utilizou-se um pincel
 obliquo para contornar o olho (na parte inferior externa)
 com a mesma cor da sombra

Aplicação de um pouco de rimel
 (somente nas pestanas inferiores, porque nas extensões
não se pode utilizar um rimel normal e, até porque, estas
 já dão um aspecto de pestanas pintadas)

Delinear as sobrancelhas

Aplicação do blush

Contorno dos lábios com um lápis de um tom
muito natural

Colocação de lip-gloss




E aqui temos os resultados magnificos
de uma Isabel linda e renovada.
Estou muito orgulhosa de ti
minha querida!


Todo este trabalho foi feito com muito amor e dedicação, sempre com o intuito de fazer sorrir a minha amiga, assim como, sentir-me útil no que diz respeito, a ajudar todas as mulheres que se encontrem nesta fase da vida e, claro, fazê-las sorrir também!
Finalmente, gostaria de salientar que, uma mulher lá porque se olha ao espelho e, por vezes, não se reconheça pelo seu aspecto físico e sinta muitas saudades de si própria, deve sempre olhar-se com os olhos da alma para descobrir a linda mulher que andava indefinida e que agora tem a oportunidade de se revelar…
Assim, o melhor será, manter pensamentos e atitudes positivos para que os resultados sejam duplamente positivos: o renascer de um novo ser e o vencer de um cancro!

Agradecimentos em especial à Sónia Lourenço (técnica das extensões de pestanas) e às meninas Carina e Ana Teresa (fotografas). Obrigada por colaborarem com o coração…


Com muito amor e beijinhos
Sandra Matinhos


 

 

 

 

 

 



                 

 

                                                                                                                                                                                                                               

 

Sem comentários:

Enviar um comentário